Mês dos Metais!

04/04/2019 a 30/04/2019 Nacional

No âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica, vamos celebrar em abril o Mês dos Metais. Estão a ser planeados, em diversos pontos do país, eventos musicais para marcar esta efeméride. Várias escolas de música e algumas orquestras aceitaram já participar!
 
Convidam-se os professores de física e química a dinamizarem a sua escola para este dia. Poderão usar recursos da escola ou de escolas de música ligadas em ensino articulado. Em alternativa, poderão recorrer a outros parceiros, desde uma banda de música aos bombeiros. Caberá aos alunos e aos professores estabelecerem a ligação entre os metais usados nos instrumentos e a química sistematizada na Tabela Periódica.
 
Estamos a recolher propostas que iremos divulgar para que todos os concelhos e todas as escolas participem.
Envie-nos já o seu projeto!
 
 
 

 

Eventos Musicais

Data                 Instituição                                    Descrição                                                                                                                                                                                                                             
 
04 de abril   Escola de Stº António da Parede   Concerto comemorativo dos 120 anos da Sociedade Musical União Paredense, pela Banda Filarmónica da SMUP. Como a escola tem ensino articulado com o Conservatório de Música de Cascais, os alunos irão participar num Mini-Concerto, de Instrumentos de Metal!

04 de abril   Agrupamento de Escolas lbn Mucana   O dia 4 de abril é o dia da Ciência na escola e serão realizadas experiências com um laboratório aberto aos alunos do 2ºciclo (ainda não têm Físico-Química). Associando a esta atividade o Mês dos Metais, alguns alunos vão tocar instrumentos metálicos da escola, aparecendo de surpresa no laboratório.

05 de abril   Escola Profissional da Serra da Estrela   A Escola Profissional da Serra da Estrela leciona os Cursos Profissionais de Instrumentista de Sopro e Percussão/Cordas e Tecla e neste âmbito pretende realizar um concerto, no dia 5 de abril, com a orquestra da Escola. Em simultâneo a cada instrumento musical será associado os elementos químicos da Tabela Periódica que os constituem.

05 de abril   Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha   Construção de instrumentos musicais.

Em actual.   EB1/JI Ribes   Construção de instrumentos musicais com metais reciclados e realização de um concerto pelos alunos.

24 de abril   Escola Básica de Perafita   Atuação no dia 24 de abril para comemoração do 25 de abril com as bandas da escola com músicas do Zeca Afonso e com o convidado especial Nuno Guerreiro da Ala dos Namorados e Zeca sempre. O concerto irá decorrer no Largo da Viscondessa em Santa Cruz do Bispo às 21h.

30 de abril   EB1 de Ribes   Concerto colectivo.

30 de abril   ARTEAM
Escola Profissional Artística do Alto Minho
  No encerramento do Mês dos Metais, o Ensemble de Metais e Percussão do Curso Básico de Instrumento e do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão realizará uma apresentação musical no centro histórico de Viana do Castelo, aludindo às matérias primas fundamentais para a construção dos seus instrumentos, numa relação com os elementos da Tabela Periódica.

30 de abril   ESMAE
Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo
  Concerto do grupo "Vento do Norte", um grupo único de jovens músicos saxofonistas alunos de Henk van Twillert. O evento terá lugar na Praça dos Leões, Porto, pelas 17:00h.

30 de abril   Conservatório de Música de Sintra   Concerto de Ensemble de Metais e Orquestra de Sopros de Adultos. O evento está marcado para 30 de Abril (3ªfeira) pelas 19h30 no Conservatório de Música de Sintra.

30 de abril   ISEC/Conservatório de Música de Coimbra   No âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica, celebramos em abril o Mês dos Metais. O grupo de Tubas do Conservatório de Música de Coimbra realizará uma apresentação musical no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra pelas 17h30min, onde se pretende aludir à relação dos metais usados nos instrumentos e a química sistematizada na Tabela Periódica.

30 de abril   Agrupamento de Escolas de Alfornelos
Escola B.2,3 de Alfornelos 
  Exposição de instrumentos musicais realizados com material reciclado.
Sessão com taças tibetanas " Vibra com som", com Sally Gomes Pereira.

 
O programa encontra-se em constante actualização.

Publicado/editado: 29/04/2019